quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Até que ponto?

Ultimamente nossos valores vêm sendo trocados. Os costumes de antigamente não têm mais o mesmo valor que tinham, se é que ainda têm algum, e eles vão sendo passados para trás sem cerimônia. Até que ponto isto é positivo? E quando começa á ser negativo? Eu não acho que exista uma resposta consensual sobre isto.
Meus pais diriam que os valores de hoje não são tão rígidos quanto deveriam, e que os jovens que algum dia governarão este país precisam aprender á ser responsáveis o mais rápido possível. Eu discordo. Os valores trocados nos abalam sim, pois o certo e o errado ficam ligeiramente mais complicados, mas os valores rebuscados de antigamente não valem mais para a sociedade moderna. Simplesmente não funcionam mais.
Imagine um pai tentando inibir o filho já adolescente de sair com os amigos. Antigamente o homem era o alicerce da família e, desde crianças, eram ensinados á ser responsáveis. Além disso, sua educação sempre foi mais exigida que a das filhas, já que eles viriam á sustentar uma família. E tente ver uma mãe proibindo a filha de namoricar antes do casamento. As mulheres de antigamente deviam ser castas e respeitosas, mas numa sociedade onde os jovens beijam uma, duas ou até três pessoas numa mesma noite, tentar pôr rédeas na situação é inútil. Se isto é certo? Também não é errado.
Acho que os valores mudaram para acompanhar as evoluções que as cidades, as famílias e o mundo em geral vêm sofrendo. E isto é corretíssimo. Por mais que algumas pessoas se fiem no passado e desdenhem o sistema de educação de hoje, eles têm que encarar que não voltaremos àquela época. Seria regredir e regredir é pior que estabilizar.
Até que ponto a sociedade moderna está certa?

15 comentários:

Anônimo disse...

primeiira.
xD
isso é para refletir.O.O
tudo tem que acompanhar a modernização.
nada adianta ficar com 'sitemas' velhos em um mundo como o de hoje.em que as coisas mudam a cada segundo.
muito boom o bloog.
beiijo.

Carol disse...

o comentário eh importante... jah que tou aqui.. vo deixar um...
isso...aí de cima
toh pensando até agora

Cristiane Gomes disse...

Eu não diria que falta rigidez e sim densidade, planejamento, tempo.

O pessoal tá criando os filhos de qualquer jeito, deixando a responsabilidade com babás e creches.

Um mal do futuro.

Isso falando de quem planeja um filho e dá uma certa base.

Pois tem o pessoal que tem filho por ter e está cagando e andando pra educação e futuro deles.

Momento moralista...

Deise Rocha disse...

aih... este mundo em que a gnt vive dá uma canseira... um desespero...

e sabe q eu nem tenho mta fé de q as coisas vão melhorar...


vc me pareceu ter uma opinião forte...


bjOo...

- insideabreak disse...

este post me lembrou um caso: até hoje trato meus pais como senhor e senhora. Por mais que seja, digamos "mouderna" a relação com os meus pais porque falamos sobre diversos assuntos incluindo sexo, ficadas, gravidez, ainda há algum vestígio "antigo" na minha formação. Há quem acha ridículo ou estranho esse tratamento. Acredito que os velhos costumes estão presente constantemente embora camuflado.

† Junior Hetfield † disse...

Muito bom seu post cara...é uma realidade que todos nós vivemos!
Eu gostaria de estar no passado,acho que os valores das pessoas eram muito mais preservados e valorosos,e hoje em dia com essa evolução,estão perdidos,a merçe de sei lá o que...
Mas,essa evolução tem suas vantagens,e desvantagens.
Hoje até os mais velhos estão se adaptando ao mundo moderno,e deicharam de lado a velha educação,e aderiram ao novo processo de educar,abrindo,acredito eu,a maioria das portas que antes eram fechadas...
Hoje eu observo essa evolução,e penso comigo:
Como estará o mundo daqui há 15,20 anos...

E me assusto!

Parabéns ae pelo blog,desculpa o post imenso,hehe.
Abraço

Anônimo disse...

eu tbm acho q mudaram para acompanhar uma evolução..acho que algumas coisas mudaram para melhor mesmo..como questão do "medo" em relaçao ao pais que antigamente os filhos tinham...tudo bem q hj em dia.. a falta de respeito com eles tbm nao é tão legal...mas acredito q toda mudança é pra melhor...ou pelo menos se tenta isso...

Anônimo disse...

Tudo bem sim, vou linkar o seu também! #)

Unknown disse...

oi, vim retribuir sua visita! encontrou pequenas coiscidencias em nossos acasos... não é muito fácil ter que estar constantemente se adaptando, mas infelizmente faz parte... mas hj com minha vida tranquila devo confessar que até sinto falta das mudanças e de tudo que via e aprendia... e mesmo me encontrando aparentemente estática continuo vivenciando mudanças...


LEGAL TEU BLOG, SUCESSO PARA VC...
ABRAÇO

Unknown disse...

oi, vim retribuir sua visita! encontrou pequenas coiscidencias em nossos acasos... não é muito fácil ter que estar constantemente se adaptando, mas infelizmente faz parte... mas hj com minha vida tranquila devo confessar que até sinto falta das mudanças e de tudo que via e aprendia... e mesmo me encontrando aparentemente estática continuo vivenciando mudanças...


LEGAL TEU BLOG, SUCESSO PARA VC...
ABRAÇO

CassioHt disse...

uh
legal, gostei (vc faz entrevista com seus pais?)
*-)

Anônimo disse...

ai, perto dos seus textos me sinto um...tuto de balet --'muito bom. Brigadao pelo comntario viooo iGOOr. Aliás, atualizei xD e aqui tá o end do seu button. se quiser usar o link da img mesmo, pode usar, eu nao ligo. Se quiser depois o código da caxinha igual la do meu blog é so pedir que te passo ok? Tchau.

[ http://rafus-posts.zip.net/images/ogatilho.jpg ]

lira S2 disse...

uh... eu consegui o/
culpe o pc, mas eu estou aqui,comentando ....
tipow, relacão com minha mae, arcaica ate demais, mas acho que talvez tenha mudado, naum vivi no tempo dela, mas acredito que naquele tempo era mais rigido. É como o colégio, hierarquia, respeito, liderança, responsabiidade, estudo, cobrança... Rígido? Até demais. mas somos felizes, e não quero sair de lá, de jeito nenhum...
Só se formos pegos pelo Leôncio de novo .... =P
resultado:achu os velhos legais....
bjo, e vlw pelos um milhaum de comentarios no meu blog...

=*
* vo pro niver da Ivi amanhã*

Anônimo disse...

hauhauhauhahah Igoooor, nem te conto comno esse mundo é pequeno xD hahahah, nao to acreditando O.O Eu to no curso de ingles, ai vim no PC e comecei a digitar endereços de blogs aleatorios, ai o terceiro foi "http://leafar.zip.net" e fui parar num blog bem..hum... estranho... com fotos de um carinha nao muito bonito. Ai no primeiro post só tem um comentario (o resto nao tem)e de quem é esse bendito comentário? "[IM] [igormporto@hotmail.com]
Oi faeeeeel! Estas fotos aí são suas? O.O hauahauahau!"

huahuahuahuha, nao acreditei quando vi xD Somos irmãos mesmo =O

MaxReinert disse...

... bom... sendo certo ou errado... é pra onde a "evolução" nos leva..... as coisas mudam cada vez mais rápido... nós é que temos que nos habituar com elas e tentar encontrar a melhor maneira de "sobreviver"!!!